Um grande congestionamento vem
acontecendo nos últimos anos na orla de Salvador, no trecho que vai de Patamares
passando por Pituaçu, até chegar à Boca do Rio, envolvendo a Av. Octavio
Mangabeira e a Rua Carimbamba. O horário
mais crítico é o horário de pico da manhã (7h às 9h) - muito embora no turno de
retorno (17h às 19h) também ocorra.
Figura 1 - trecho da via com estreitamento (em vermelho) e ponto da sinaleira de pedestres (em amarelo).
O congestionamento acontece por dois motivos:
1. Semáforo em Pituaçu, à altura da Av. Jorge Amado (Figura 1, região circulada em amarelo), onde em outras épocas já houve um cruzamento, mas que atualmente só controla travessia de pedestres;
2. Estreitamento da via, de três para duas faixas, num trecho de 3,2 quilômetros que vai da altura da Av. Pinto de Aguiar até logo após o antigo Clube do Bahia (Figura 1, ilustração em vermelho);
Não vou me ater ao primeiro motivo: primeiro porque não considero este o maior causador do congestionamento na região; e segundo porque já sugeri proposta de instalação de passarela de pedestres em uma postagem anterior, visando resolver os gargalos no sentido contrário da via.
Com relação ao problema do estreitamento da via para três faixas, problema este que, em minha opinião, é o maior causador do congestionamento. E que me perdoem os técnicos da Prefeitura, mas, "Faixa Solidária" não é solução - é paliativo. A solução, na minha visão, tem que ser simples, porém, definitiva: um alargamento da via para no mínimo três faixas, no trecho de 3,2 quilômetros identificado na Figura 1 em vermelho.
E digo mais uma coisa, que pode parecer, mas não é, novidade: a obra não deve sair cara. O projeto é simples, mexe muito pouco com solo, não exige desapropriações (no máximo, um pedacinho ou outro de área pública de acesso a Posto de Gasolina ou similar), não requer viadutos, túneis, passarelas, nada disso. Basicamente, reconstituição de calçada, asfaltamento, pintura de faixas. E mover um poste ou outro de lugar.
Levantei uma sequência de imagens ilustrativas do trajeto, extraídas do Google Street View, pra demonstrar a viabilidade do alargamento da via. As linhas maiores em azul representam as novas linhas delimitadoras da via (meios-fios), e as menores, delimitadoras de faixas.
A ordem das imagens respeita a ordem do fluxo da via.
A ordem das imagens respeita a ordem do fluxo da via.
Nenhum comentário:
Postar um comentário