quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

LARGO DA MARIQUITA





O Rio Vermelho é um bairro elegante, caloroso, e de vida noturna intensa. E não só por isso, já há muito o Rio Vermelho é conhecido na cidade por seus grandes... Engarrafamentos.


Os congestionamentos no Rio Vermelho já não têm mais hora. Experimente cruzar a Av. Osvaldo Cruz, no sentido Amaralina – Dinha do Acarajé, e você constatará: trânsito intenso, por vezes parado, e a velocidade média do tráfego às vezes compete com a velocidade dos pedestres nas calçadas. Sem contar quem já pegou a Rua da Paciência à partir das 16h, sabe bem que tem que ter muito é “Paciência”. Trânsito travado, velocidade média de 2km/h...


Quando nada, quem não viveu nenhuma das duas coisas, já se amargou na Rua Conselheiro Pedro Luiz, indo para o Largo da Mariquita, vendo o semáforo abrir 2, 3... 4 vezes – todas para os carros que estão à sua frente, nenhuma delas para você.


Figura 1 – Rio Vermelho, Largo da Mariquita, e seus pontos de congestionamento.

Pois bem que, como já sugeri, três trechos de congestionamento são clássicos (e já bem antigos) na região:

1. Congestionamento na Rua Osvaldo Cruz, sentido Amaralina – Dinha do Acarajé (Figura 1, seta laranja), que se às vezes se estende por toda a extensão da orla do Rio Vermelho, chegando até o Bairro de Amaralina. Este congestionamento é causado principalmente pelo semáforo do cruzamento da Osvaldo Cruz com a Rua Conselheiro Pedro Luiz (Figura 1, circulado em laranja);

2. Congestionamento na Rua da Paciência (Figura 1, seta em vermelho), principalmente em horários de pico, que por vezes se estende até o bairro de Ondina, e é causado por uma sequência de dois gargalos consecutivos:
a) Estreitamento de uso da via por conta do tráfego originado na confluência com a Rua Conselheiro Pedro Luiz (Figura 1, circulado em roxo);
b) Estreitamento físico desta confluência resultante, de três para duas vias, na Rua Odilon Santos, em frente ao Mercado do Peixe (Figura 1, circulado em azul).

3. Longas filas de espera na Rua Conselheiro Pedro Luiz (Figura 1, seta em amarelo), no aguardo da abertura da sinaleira do Largo da Mariquita (Figura 1, circulado em laranja).
 



       Figura 2 – Proposta para “desafogar” o Largo da Mariquita

A proposta para resolver o problema do Rio Vermelho – e resolver os três congestionamentos, diga-se de passagem – envolve duas ações conjuntas:

1. Construção de um viaduto ligando a Rua Conselheiro Pedro Luiz à Rua Odilon Santos (Figura 2, ilustração em verde), transformando a sinaleira do largo em exclusiva para pedestres. Esta ação permitiria, de uma única vez:
a. Liberar o trânsito livre de veículos da Conselheiro Pedro Luiz via até Odilon Santos (Figura 2, setas em amarelo);
b. Liberar o trânsito da Rua Osvaldo Cruz em constante, fazendo-a depender apenas da solicitação de travessia de pedestres, o que reduz significativamente os intervalos de sinal vermelho, e consequentemente a vazão do trânsito no local;
c. Remover o estreitamento que naturalmente se forma no acesso dos veículos que vêm da Rua da Paciência até a Rua Odilon Santos, desfazendo o primeiro gargalho (Figura 1, circulado em roxo);
d. Manter o fluxo de veículos que partem da Conselheiro Pedro Luiz no sentido Dinha do Acarajé, inclusive pela mesma via de acesso;
e. A via que dá acesso da Conselheiro Pedro Luiz até a Odilon Santos, neste caso, se transformaria num retorno para a Osvaldo Cruz.

2. A segunda ação necessária para evitar congestionamentos na Rua da Paciência e na Conselheiro Pedro Luiz consiste no alargamento da Rua Odilon Santos em mais pelo menos uma pista adicional,  preferencialmente à esquerda (visando requerer um menor orçamento com gastos em desapropriações/reduções de terreno privado), conforme ilustrado em azul na Figura 2, garantindo uma disponibilidade constante de pelo menos três pistas na via desde a confluência do Viaduto com a Rua da Paciência.

As imagens foram obtidas usando o Google Maps.

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