Com a expansão urbana e
crescimento imobiliário da cidade, muitas pessoas atualmente passam a morar
pelas regiões da Orla Norte de Salvador. Inúmeros prédios vem sendo construídos
desde os bairros mais praianos como Pituaçu, Patamares e Piatã, até em outros municípios,
como Lauro de Freitas e Camaçari. E como não podia ser diferente, as vias de
acesso à Orla Norte vão ficando... Engarrafadas.
Um congestionamento importante pode
ser visto no horário entre as 17h e 19h, na Av. Octávio Mangabeira, no trajeto a
partir da Boca do Rio até Patamares. Em horário de pico, esta área já se
congestiona quase que como que se fossem as áreas do centro da Cidade.
Este congestionamento da Av. Octávio Mangabeira é causado por dois gargalos:
Figura 1 - Av. Octávio Mangabeira e focos de engarrafamento.
Este congestionamento da Av. Octávio Mangabeira é causado por dois gargalos:
1. Estreitamento da via sentido Orla
Norte, coincidentemente no semáforo à altura do antigo Clube do Bahia, onde
três vias reduzem-se para duas (Figura 1, circulado em laranja), mantendo-se em
duas pistas por todo o restante da Octávio Mangabeira;
2. Dois semáforos de pedestres consecutivos,
respectivamente às alturas da nova concessionária Fiat da Boca do Rio e da
confluência com a Av. Jorge Amado (Figura 1, círculos em vermelho, da esquerda
para a direita).
Entendo que a solução definitiva consiste
em:
1. Alargamento da Av. Octávio Mangabeira de duas para três pistas, no trecho de 3,5 km que vai da Sinaleira do antigo Clube do Bahia até o retorno da Av. Pinto de Aguiar (Figura 2, ilustração em azul). Em minha opinião, esta solução, além de muito boa, é consideravelmente barata, porque a margem à direita da pista contém muitos trechos de estacionamento oblíquos (que consomem mais espaço lateral), além de calçadas largas e pouco usadas. Desta forma, esta obra faria requer basicamente alterações de pavimento, com um pequeno remanejamento de ciclovia e pista de Cooper. Nenhuma desapropriação.
Figura 2 - Proposta de alargamento à direita da Av. Octávio Mangabeira sentido Boca do Rio - Patamares.
2. Inclusão de passarelas para pedestres e ciclistas (Figura 3, ilustrações em verde), em substituição às duas sinaleiras de pedestre ilustradas em vermelho na figura 1. Preferencialmente, estas passarelas devem ser construídas afastadas das pistas, em posição que garantam planejar também o futuro alargamento da via no sentido contrário. Na passarela próxima à Av. Jorge Amado, também é recomendável uma nova faixa de pedestres na posição ilustrada em vermelho (Figura 3).
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